Ceará e Fortaleza afastam favoritismo para final do Cearense


Uma batata quente daquelas que passa de mão em mão e ninguém quer de jeito nenhum. É assim que Ceará e Fortaleza estão lidando com o favoritismo para a decisão do Campeonato Cearense de 2018, que começa na próxima quarta-feira, às 21h45min, na Arena Castelão.
Regra não escrita mas presente o tempo todo nas análises de atletas, torcedores, dirigentes e jornalistas, o favorito carrega um peso que nem todos os elencos são capazes ou têm maturidade para suportar.
Não é das tarefas mais fáceis reconhecer-se melhor do que o adversário, até porque perder um título tendo o favoritismo a seu favor é muito mais doloroso do que uma derrota já esperada.
Como consequência desses receios que cercam o Clássico-Rei, os personagens, especialmente nos jogos mais importantes, preferem rechaçar o favoritismo como algo que sequer pode ser citado.
Tanto que, logo após as confirmações óbvias de que estariam na final, no domingo passado, técnicos e jogadores de Ceará e Fortaleza tomaram posturas idênticas, em um confronto de palavras com o objetivo de empurrar a responsabilidade para o outro lado.
O primeiro a deixar a estratégia clara foi Rogério Ceni. De forma contundente, o técnico do Tricolor, desde o começo de temporada, analisou o momento do Ceará formando um grupo de atletas para a disputa do Campeonato Brasileir da Série A. Elogiando o rival, lembrando dos bons resultados em 2018 e dos investimentos realizados, Ceni mandou o recado.
“É o melhor momento do time na década. Eu sei porque acompanho faz tempo o clube. Ficaria até chato o Ceará não ser campeão nessas condições”, sentenciou após o Leão vencer o Floresta por 3 a 1 nesse domingo, no estádio Presidente Vargas.
 
A declaração, que chegou rápido ao Ceará, teve resposta imediata. Ricardinho, um dos líderes do Alvinegro - dentro e fora de campo -, tratou de responder ainda no gramado do Castelão depois da derrota para o Uniclinic por 1 a 0: “Eles conquistaram a vantagem de jogar por dois empates, então é o Fortaleza que sai na frente”.
 
Técnico do Ceará, Marcelo Chamusca foi ainda mais enfático do que seu jogador. Firme nas respostas quando informado sobre o teor das declarações de Ceni pelos repórteres, ele avaliou a opinião do treinador adversário como uma tática evidente de transferência de responsabilidade.
“Não existe favoritismo. É uma estratégia que ele (Ceni) está usando”, alertou o comandante alvinegro, fazendo questão de dizer que as declarações pouco importam e, sim, os resultados das partidas.

O POVO

Comentários