Estado do Ceará registra mais de 2 mi de multas de trânsito em 2017.


Apesar das seguidas mobilizações para conscientizar motoristas sobre os perigos do trânsito, o descumprimento da lei ainda é frequente por parte dos condutores cearenses. Em todo o Estado, foram registradas 2.130.953 infrações no ano de 2017. Apesar de soar exorbitante, o número completo do ano será superior, pois o levantamento divulgado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com base no sistema de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renaif), não inclui dezembro.
Em 2016, o sistema registrou 556.542 autuações. Entretanto, o alto índice não indica necessariamente um aumento no desrespeito às leis, mas a diminuição das subnotificações, não registradas anteriormente pelo órgão federal. A resolução nº 677/2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinou que órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão integrar-se ao Renainf para registro de todas as infrações de trânsito, das suas respectivas penalidades e arrecadação, bem como da pontuação delas decorrentes.
O Denatran acrescenta que "antes da nova regulamentação, no sistema Renainf constavam apenas as infrações aplicadas por alguns órgãos, como Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), além daquelas cometidas fora do estado de origem do veículo, em estradas ou nas cidades".
A transgressão mais registrada em 2017 foi transitar em velocidade superior à máxima permitida em até vinte por cento: 729.814 multas. Atualmente, a infração média gera quatro pontos na carteira e custa R$85,00. O ato de estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização ficou em segundo lugar, com 164.525 infrações; a terceira colocação ficou com a ação de avançar sinal vermelho ou parada obrigatória, com 153.321 registros.
O total de infrações aproxima-se do número da frota de veículos registrados em todo o Estado, conforme dados divulgados no último balanço do Denatran, no segundo semestre de 2016. Até a última atualização, constavam 2.807.781 unidades automotivas em todo o Ceará.
Apenas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), em 2017, foram lavradas 813.652 multas. Mais da metade das infrações foram aplicadas por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, seguindo a tendência apresentadas nos números gerais. Ao todo, foram 447.551 multas distribuídas neste quesito.

Lista de dez maiores infrações:




No caso de exceder a velocidade de 20 até 50%, a infração é considerada grave, com a aplicação de cinco pontos e a obrigatoriedade do pagamento de R$127,00; esta foi a segunda ocorrência com mais registros, totalizando 83.701 casos.

Diário do Nordeste

Comentários