Chuvas devem superar a média em 2018, mas situação dos reservatórios ainda preocupa


Vivendo uma das maiores crises hídricas de sua história, em virtude de um período de mais de 6 anos de seca, o Ceará deverá ter, entre os meses de fevereiro e abril deste ano, uma leve melhora em sua situação hídrica, informou nesta segunda-feira (22) o prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para 2018.
A análise meteorológica aponta 40% de probabilidade de as chuvas do trimestre fevereiro-março-abril ficarem acima da média histórica do Estado. O mesmo prognóstico revela que há 35% de chance do período chuvoso ficar dentro da média e 25% de ficar abaixo da média. Ainda de acordo com a Fundação, março deve ser o mês mais chuvoso de 2018.
Em 2017, o resultado das análises apontou para maior probabilidade de ano dentro da média no Ceará, quando indicou 40% de chance de o período chuvoso do Estado ser normal, 30% de ser seco e 30% chuvoso. Para este ano, informou a Funceme, o panorama é de chuvas acima da média principalmente para a região Centro-Norte do território cearense e dentro da normalidade para o Centro-Sul.
Situação ainda preocupa
Apesar das previsões otimistas, a Funceme também informa que a situação dos reservatórios do Ceará ainda é preocupante. Atualmente com uma média de 6% de abastecimento, o Estado, mesmo tendo um incremento de água, provavelmente ainda estará em situação de escassez hídrica ao fim de 2018.

Diário do Nordeste

Comentários